quinta-feira, janeiro 31, 2008

Boa noite meus amigos(as) hoje só cá venho para vos dizer que o meu irmão tem alta amanhã e aproveito para agradecer novamente a todos pela força e amizade que me têm dado. A todos o meu grande obrigado

Deixo-vos um vídeo com dois grandes mestres do jazz, Miles Davis e John Coltrane, espero que gostem
Boa noite
Pipas

quarta-feira, janeiro 30, 2008

Carnaval, preservativos e a igreja.2

Meus amigos não resisto, tenho de publicar o comment da minha amiga Arco-Íris Negro na 1ª página, aqui fica...
(aviso... contém linguagem explícita)

arco-íris negro disse...

Pois realmente não há nada muito mordaz a dizer porque esses senhores da multinacional Vaticanos - HollyR'us continuam a preferir umas frases que uns gajos escreveram porque ouviram umas vozes, do que a preservar os fiéis...vivos.
Se calhar, com os funerais recebem mais guita...é possível, sei lá.

a) Será que o Papinha Borgia aceitaria os contraceptívos? Eu cá penso que sim e seria o cliente n.º1...

b) Só se explica o decréscimo no nº de sobrinhos dos Padres Portugueses, a partir dos anos 80, com o uso de contraceptivos...
Por isso, se eles podem...porque não?!

c) E viva à cambada de velhos decrépitos impotentes e sadomasoquistas que só querem que os seus fiéis não tenham brutos orgasmos livres de consequências e culpas...Das duas uma...ou fodes e fodes-te perante deus...ou fodes e ficaste fodido com um filho que não queres...

Venha o Diabo e escolha, sim porque este sempre se pareceu mais democrático...

Toma lá nunix...mordaz qb? cansada mas tentei...

Carnaval, preservativos e a igreja.

Boa noite meus amigos(as), hoje venho falar-vos de um tema que me faz muita confusão, passo a explicar:
Hoje, primeiro na rádio e depois no jornal, li e ouvi uma notícia que infelizmente ainda é normal nos dias de hoje, a interferência e a não aceitação dos métodos contraceptivos pela parte da igreja católica.
Como vocês sabem, estamos perto do Carnaval e o país por excelência do Carnaval é o Brasil e o Carnaval no Brasil é sinónimo de muita festa, muita alegria e muito "amor". Tendo atenção a isto, houve uma série de prefeituras (câmaras municipais) de várias cidades do estado do Pernambuco, que vão distribuir contraceptivos de emergência (pílulas do dia seguinte) e preservativos gratuitos durante as festividades. Até aqui tudo bem, até é mesmo uma atitude de louvar. Mas!! A igreja católica do Brasil, insurgiu-se logo contra esta ideia. Ou seja, o governo do Brasil, através do ministério da saúde, juntamente com as prefeituras, desenvolvem uma campanha de prevenção da SIDA e outras doenças venéreas, para não falar de gravidez indesejadas, numa das alturas onde há mais probablidade de acontecer relações sexuais espontâneas com parceiros desconhecidos e a igreja, mais uma vez vem com a retórica da Idade Média contra os métodos contraceptivos. Mas afinal em séc estamos? Meus amigos, no séc. XXI ou no séc. XII?? Quando é que estes senhores da igreja, ganham juízo e se actualizam?
Num país como o Brasil onde por cada seis rapazes de entre os 13 e os 19 anos infectados com o HIV, existem 10 raparigas também infectadas, esta acção tal como eu disse é de louvar e devia de ser tomada como exemplo também nos restantes países. Em relação à igreja, meus senhores, acho que está na altura de irem todos uns dias para o Vaticano, fazer um concílio e deixarem-se de parvoíces, penso que não há muito por onde escolher ou melhor dizendo não há escolha sequer, entre usar contraceptivos a ser infectado pelo virús da SIDA apenas porque a igreja proíbe, prefiro os contraceptivos. Enquanto tivermos um Papa nazi, deve ser difícil esta mudança mas ela acabará por acontecer, tenho esperança nisso...
Boa noite
Pipas

P.S.1 O médico disse que provavelmente amanhã tiram os pontos ao meu irmão e 6ª dão-lhe alta, espero que sim.
P.S.2 Minha amiga Arcoirisnegro, estou à espera de um comentário mordaz a este post.

terça-feira, janeiro 29, 2008

Caíram!!!! Coitadinhos...

Meus amigos, aquilo que ainda há dias diziam que não ia acontecer, aconteceu!!!!
Falo evidentemente da substituição dos ministros da saúde e da cultura. Pois é, afinal a arrogância e a prepotência foi vencida. Ao fim deste tempo, onde os srºs ministros, que ao longo da sua permanência no governo, só tiveram atitudes e políticas que foram arrogantes, insensíveis ao factor humano, sem nexo e descuidadas, o srº Primeiro Ministro lá teve a coragem de os substituir.
Agora resta saber se com esta mudança de caras, a política da saúde e da cultura, vai continuar como está, cheia de incongruências e indefinições, ou seja: "vira o disco mas toca o mesmo", vamos esperar para ver.
Só espero é que o srº Primeiro Ministro ganhe balanço e corra também com os srºs ministros da educação e das obras públicas, que também são o exemplo perfeito do que acontece quando o poder sobe à cabeça de certas pessoas, tornam-se como atrás disse arrogantes e prepotentes,insensíveis aos problemas de quem gerem. Considero estes afastamentos uma vitória dos cidadãos e da contestação, o que só mostra que a opinião pública ainda tem muita força. Em relação a estes novos ministros, a escolha até agora parece concensual, apesar de a futura ministra da saúde, a srª Doutora Ana Jorge, estar implicada num processo que envolve uns "dinheiros" com o hospital Amadora-Sintra.
O srº José António de Melo Pinto Ribeiro, apesar de advogado e estar relacionado com a banca, é fundador e presidente da Direcção do Fórum Justiça e Liberdades, administrador da PT Multimédia e da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea-Colecção Berardo, esperemos que consiga gerir a cultura bem melhor que a sua antecessora...
Como nota de rodapé, é engraçado saber que foram ambos os ministros que apresentaram a sua demissão!! Será que combinaram???
Boa noite
Abraço

P.S. O meu irmão continua a recuperar bem, já anda com o andarilho, pouco e com dores, mas não desiste.

segunda-feira, janeiro 28, 2008

Adeus, vai-te embora que não deixas saudades!!

Photobucket

Boa noite, meus amigos (as), hoje vou falar da morte do general Suharto, ex presidente da Indonésia. O que eu vou dizer, talvez choque algumas pessoas, mas é o que eu sinto.
Na minha opinião, este srº já devia de ter morrido há muito tempo! Pois é, o que eu sinto em relação a ele é isso mesmo, nada, uma pessoa que esteve directa ou indirectamente relacionada com vários genocídios, repressão, ditadura militar e que além disto tudo ainda enriqueceu com o dinheiro do estado e do povo através de desvios e corrupção, não merece nenhuma forma de afecto ou interesse da parte da minha pessoa.
O percurso do general Suharto, é o mesmo de muitos outros ditadores que surgiram em vários países da Ásia, África e da América do Sul, na década de 60, através de golpes militares, com a desculpa de afastar os regimes de inspiração esquerdista, com o apoio implícito ou explícito dos Estados Unidos da América. Suharto tomou o poder na Indonésia, desta forma, afastou o presidente Sukarno, fez uma purga aos ditos "comunistas" do país, o primeiro genocídio onde morreram cerca de meio milhão de indonésios, combate os movimentos separatistas com pulso de ferro, cria campos de trabalho (concentração), restringe a liberdade dos cidadãos, viola os Direitos dos Homens, invade a Papua, onde quase extermina o povo indígena dessa ilha e em 1975 com o "apoio" dos Estados Unidos e da Austrália invade a parte oriental da ilha de Timor, nossa (ex) colónia e aí inicía uma ocupação que dura até ao ano de 1999, ano em que a administração de Timor passa para as mãos da O.N.U. e que só em 2002 é que se torna totalmente independente. Nesses anos de ocupação, milhares de timorenses foram mortos, presos, deportados, torturados e afins. Entretanto na Indonésia, o regime ia ficando podre e comido por dentro, com tanta corrupção e despotismo, a crise financeira, o desemprego e a inflação fez com que o povo indonésio viesse para a rua protestar e obrigar a saída do general Suharto da governação, coisa que foi conseguida.
Após isto tudo, espero que percebam a minha falta de sentimentos em relação a esse srº
Adeus, vai-te embora que não deixas saudades!!!
Boa noite
Abraço
Pipas

P.S. O meu irmão está recuperar muito bem, hoje já iniciou a fisioterapia, não tarda está em casa.

domingo, janeiro 27, 2008

Parabéns Paula

paula rego
snow white swallows the poisoned apple



Hoje (26), a grande pintora Paula Rego completa 73 anos de idade. Os meus parabéns a esta grande artista pelo aniversário e pelo seu grande contributo artístico à sociedade.
Boa noite
Pipas

sábado, janeiro 26, 2008

Um dia em cheio!!

Boa noite, meus amigos!
Isto hoje (dia 25), foi sem dúvida um dia bastante agitado aqui neste rectângulo à beira mar plantado. Tivemos uma série de acontecimentos que eu diria talvez incongruentes ou mesmo "sui generis".
Primeiro, temos, a meu a vergonha que é a prestação de socorro tanto da parte do INEM como dos bombeiros, que ficou bem explícita nas gravações das conversas telefónicas que foram divulgadas pela comunicação social, em que temos uma operadora do INEM que mais parecia uma telefonista de outra coisa qualquer, menos do INEM e os bombeiros, que não sabem o que fazer perante a situação de socorro e assistencia que o INEM lhes apresenta, corporações essas onde apenas se encontra um homem de serviço, o que é inimaginável num país dito desenvolvido como o nosso (o que leva em acordo à minha opinião que se devia de acabar com os bombeiros voluntários e criar bombeiros profissionais, tal como existem nos Estados Unidos. Tema que hei-de apresentar aqui num post apenas sobre esse assunto). E temos de seguida o srº ministro da saúde, com a sua irredutível opinião que tudo vai bem no S.N.S. e na emergência médica.
Em segundo a polémica em torno da demissão (ou não) do secretário de estado dos assuntos fiscais, que levou ao abandono da audição da comissão de orçamento e finanças por parte dos deputados dos outros partidos e naturalmente temos a reacção do srº 1º ministro a esse assunto, ou seja nada disse. Escondeu-se atrás dos seguranças e "fugiu" às satisfações que lhe eram pedidas, (mais um gesto da arrogancia e prepotência desse mesmo senhor).
Em terceiro, a recepção da parte do srº Presidente da República, dos representantes dos pequenos partidos sem representação parlamentar, que vêm desta forma alertar para mais um acto de autoritarísmo e anti-democracia, da parte dos partidos de maior representação parlamentar, que é a extinção dos mesmos, caso não provem ter os 5000 militantes exigidos, coisa que diga-se à partida não é fácil para esses mesmos partidos, que são o exemplo perfeito da democracia multipartidária que herdámos com o 25 de Abril de 74.
Por fim, temos talvez o caso mais "barulhento" e que abalou com muita gente, que é sem dúvida as declarações do bastonário da ordem dos advogados o srº Marinho Pinto, que diz alto e a bom som para toda a gente ouvir que existe muita corrupção, tráfego de influências e outras coisas que mais na classe política portuguesa (e novidades). Naturalmente, os visados ficaram indignados e fizeram-se de santos, virtuosos e incorruptíveis perante todos nós!!!
A reacção foi tanta, que o srº Procurador Geral, em visita ao estrangeiro, já ordenou uma investigação sobre as declarações do srº bastonário e o CDS-PP pediu a presença do mesmo na Assembleia da República para dar satisfações sobres essas mesmas declarações. É claro que a meu ver esta situação vai ser tal como todas as outras neste país ou seja a "montanha vai parir um rato", valha-nos a distração e o humor que tiramos com estas situações todas.
Bom resto de noite
Pipas

P. S. A situação do meu irmão encontra-se na mesma, a recuperar bem mas lentamente, está farto de estar na cama.

quinta-feira, janeiro 24, 2008

Cerveja em lata

Meus amigos!! Hoje é um dia histórico!! Comemoram-se hoje 73 anos que foi vendida a primeira cerveja em lata!!!!
Pois é meus amigos, de facto é uma efeméride que eu não podia deixar em claro.
Naturalmente que no início não foi fácil convencer as cervejeiras a adoptar este novo tipo de embalagem, mas em 1935, a empresa American Can e a cervejeira Gottfried Krueger Brewery de New Jersey, comercializaram cerca de de duas mil latas e foi um sucesso imediato de vendas e desde aí foi um instante até todas as outras cervejeiras adoptarem este tipo de embalagem e a sua comercialização.
Eu como grande apreciador de cerveja que sou, não sou grande apreciador das latas, porque acho que o alumínio estraga o sabor da mesma, isto é uma opinião minha, mas admito que é uma forma muito mais fácil de armazenar e comercializar a cerveja.
Bom resto de noite
Pipas

P.S. O meu irmão já foi operado, correu bem, tem uns quantos ferros e parafusos a segurar os ossos, mas está a recuperar bem.

terça-feira, janeiro 22, 2008

O BES e os passarinhos

Boas meus amigos, espero que esteja tudo bem com vocês?
Eu estou melhor, obrigado pela força e palavras amigas.
Hoje venho falar-vos sobre uma notícia que li hoje e me deixou bastante contente.
Contente e porquê? Ora bem, fiquei a saber que uma instituição bancária portuguesa, atribuiu um prémio, criado pela mesma, para estudos e acções que tenham a ver com a biodiversidade.
A intituição, o Banco Espírito Santo (BES) resolveu atribuir esse mesmo prémio este ano à Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA). Agora o que que é que a SPEA fez para merecer tal prémio?
A SPEA, está a desenvolver um estudo e trabalho que no mínimo se pode dizer hercúleo, está a percorrer toda a nossa Zona Económica Exclusiva (ZEE) a seguir aves marinhas para descobrir onde elas habitam, alimentam e nidificam, com o objectivo de criar a primeira Rede Natura em área marítima. A nossa ZEE é a décima primeira maior do mundo, e como podem calcular encontrar, seguir e vigiar essas aves, algumas das quais de dimensões quase minúsculas, não é tarefa fácil. O projecto, naturalmente tem o apoio de várias instituições que têm a ver com o mar, tais como o Instituto Hidrográfico, o Instituto de Investigação das Pescas e do Mar, o Departamento de Oceanografia da Universidade dos Açores e outros mais, que contribuem de uma forma espantosa para o andamento deste projecto, autorizando os cientistas da SPEA a "andarem à boleia" nos navios dessas instituições e a facultarem plataformas de trabalho, para além do trabalho no mar, também o trabalho em terra é muito necessário e trabalhoso, mas para isso conta com vários voluntários que cobriram 110mil kms. Com estas acções, já conseguiram identificar e seguir várias espécies em perigo de extinção que a partir de agora irão estar vigiadas e estudadas a tempo inteiro. Esta acção com já referi, tem como objectivo o alargamento da Rede Natura, a preservação de espécies em perigo de extinção e a coexistencia pacífica entre Homens e Animais e a sustentabilidade da vida neste planeta de todos nós.
Os meus parabéns ao BES, pela atribuição do prémio e à SPEA pelo esplêndido trabalho desenvolvido.
Bom resto de noite
Pipas

P.S. O meu irmão foi operado hoje, amanhã dou novidades

domingo, janeiro 20, 2008

Ainda querem que se leia neste país...

Meus amigos, isto anda tudo doido!
Ontem, depois de visitar o meu irmão, fui ao centro comercial "El Corte Ingles", que fica perto do hospital onde ele está internado, aí dei uma volta e dirigi-me às secções que mais me interessam, tal como nós fazemos quando vamos a esses "antros de consumismo". Primeiramente fui ver o material fotográfico, onde naturalmente fiquei deslumbrado com todo o equipamento que lá estava exposto, mas não é sobre isso que quero falar, depois de ver o material fotográfico, dirigi-me à parte da livraria. Como grande apreciador de literatura que sou, comecei de imediato a ver os livros expostos, à procura de alguns que tinha em memória para ver e outros que lá estavam, mas o grande problema é que os livros estão cada vez mais caros, é incrível!!
Neste país, onde tanto se fala na iliteracia e na pouca vontade de ler, os livros estão cada vez mais caros. Como é possível, um livro custar 30 euros e por vezes mais! Não admira que as pessoas que já têm pouca vontade de ler, ao verem estes preços, ainda menos vontade tenham de comprar livros. Penso que as grandes editoras e o governo, deviam de arranjar maneira de os livros serem mais baratos, apesar de a taxa de I.V.A. ser menor do que a dos outros produtos e bens que não os de 1ª necessidade, mas só isso não chega. Penso que há da parte das grandes editoras e grupos editoriais, a pouca vontade que isso aconteça, tal como no resto, também o dinheiro se sobrepõem à cultura e educação do povo.
Por hoje é só.
Abraços
Pipas

P.S. O meu irmão passou mal a noite, não consegue dormir por estar tanto tempo na mesma posição, terça em princípio é operado.

sábado, janeiro 19, 2008

Led Zeppelin

Estou a fazer noitada a ver o concerto dos Led Zeppelin na RTP2 mas vale a pena eles são os maiores!!!!

P.S. Aproveito para desanuviar a cabeça, bem preciso
Pipas

Incompetência, burocracia e o jogo do empurra.

Amigos, boa noite. Como puderam ler no meu último post, o meu irmão teve um acidente de trabalho, no qual infelizmente sofreu várias fracturas na bacia e no fémur direito.
Foi hospitalizado primeiramente no hospital S. José, que tem a unidade específica para este tipo de traumatismos e aí foi assistido, fez os exames e o TAC para saber o que tinha realmente acontecido. Depois de assistido e indentificados os traumatismos foi transferido para o hospital da área de residência que é o Hospital Fernanda Fonseca vulgo Amadora - Sintra. A partir daí as coisas começaram a correr um pouco mal, passo a explicar:
Após a transferência do hospital de S. José para o Amadora - Sintra, o meu irmão é colocado nas urgências, numa maca e aí fica durante dois dias!! E agora, pergunto eu, como é possível uma pessoa com várias fracturas numa área tão sensível do corpo, ser deixado assim numa maca nas urgências durante dois dias?? É fácil... Neste país onde a incompetência e a burocracia impera, a vida e a saúde das pessoas nada importa. A empresa do meu irmão, após o acidente, como seu dever e obrigação, fez a participação do acidente à seguradora para avançar com o processo e tratamento do meu irmão, mas nada acontecia e o desgraçado continuava numa maca nas urgências do hospital, achando isto muito estranho, eu e o meu pai tivemos de puxar pelos conhecimentos e influencias e conseguimos saber que a participação do acidente do meu irmão passado um dia!!! ainda não tinha sido registada e na seguradora nada tinham feito. Para além disso o hospital Amadora - Sintra que ao receber o meu irmão devia de ter enviado um relatório sobre a situação clínica do meu irmão, para a seguradora, para a mesma providenciar ou o tratamento imediato no hospital ou a transferência para outro onde tem o acordo para os tratamentos. É vergonhoso, como é que tanto uma seguradora, como um hospital se estão a "cagar" para a vida e sofrimento de uma pessoa, vergonhoso também é uma seguradora que recebe as participações e não lhes "passa cartão", deixando uma pessoa "esquecida" numa maca no hospital e que só através de conhecimentos e influências se consegue resolver as coisas. Infelizmente, este caso não é pontual e muitos mais como este se passam neste país e penso como será para as pessoas que não têm conhecimentos e que têm de se sujeitar à incompetência e às vontades das seguradoras e hospitais, que se importam mais com dinheiro do que com a vida.
Passado tudo isto, o meu irmão já foi transferido para outro hospital, está num quarto confortável e com acompanhamento médico em condições e deve de ser operado durante a semana que vem, depois será uma recuperação lenta, mas tudo irá correr bem.
Abraços
Pipas

quinta-feira, janeiro 17, 2008

Há dias assim...

Hoje, meus amigos(as) não estou grande coisa por isso não me vou alongar por aqui, o meu irmão infelizmente teve um acidente de trabalho e está no hospital com a bacia partida por isso é mais do que natural que a minha disposição esteja tipo m... e ainda por cima hoje estou no serviço as 24horas, parece que é de propósito.
Venho só cá dizer em jeito de adenda em relação ao post de ontem que os "Metallica" vêm a Portugal este ano, actuar no Rock in Rio Lisboa e os "Iron Maiden" também no Super Bock Super Rock. Isto este ano vai ser difícil, tantos e tão bons mas o preço que é praticado neste tipo de eventos é assim um pouco "puxado" não deve de dar para ir a todos... Logo verei o que vou fazer, deixo-vos como normalmente uns vídeos destas bandas.
P.S. Assim que tiver notícias sobre o meu irmão informo-vos
Boa noite
Pipas





terça-feira, janeiro 15, 2008

Concertos

Boas notícias meus amigos, este ano vai-se realizar a segunda edição do festival de música "Oeiras Alive", patrocionado pela Optimus, tive a felicidade de assistir à primeira edição, onde assisti a quatro concertos fantásticos, a saber: "Linkin Park"; "Pearl Jam"; "white stripes" e os "Smashing Pumpkins".
A edição deste ano vai-se realizar em Julho, penso que no mesmo local (passeio marítimo de Algés) nos dias 10, 11 e 12 e para já temos o Ben Harper no dia 12. Agora a razão da minha alegria; os "Rage Against the Machine" tocam dia 10. Como se lembram no primeiro post deste ano, falei-vos do Tom Morello e do seu projecto "The Nightwatchman", pois é... é ele mesmo que cá vem, apesar de integrado nos "Rage Against the Machine" e não como "The Nightwatchman", iremos ter a oportunidade de o ver a actuar ao vivo e de certeza que será um espectáculo cheio de adrenalina, devido à intensidade da música deles, eu lá estarei aos pulos e aos berros e como ainda faltam uns meses para o concerto vou deixar aqui um cheirinho do que ele poderá ser.
Naturalmente irei manter-me informado sobre os restantes grupos ou artistas a solo que lá irão actuar, neste e nos outros festivais de música de este ano e irei informa-los através deste vosso blog.
Boa noite
Pipas




segunda-feira, janeiro 14, 2008

Sites úteis

Cá estou eu novamente, durante as minhas deambulações bloguísticas e da imprensa escrita, para descobrir o que de novo se vai passando cá dentro e lá fora, descobri dois sites que a meu ver são do melhor que pode haver a nível de informação e conhecimento, que naturalmente não podia aqui deixar de vos sugerir.
O primeiro, http://blogs.guardian.co.uk/quran/ é um blog do jornal inglês "The Guardian" que convidou o escritor, crítico e divulgador cultural Ziauddin Sardar, nascido no Paquistão e muçulmano a falar e dar a conhecer o livro sagrado dos muçulmanos o Corão.
Ziauddin, vem através deste blog juntamente com a interacção dos leitores e da mediação da jornalista do "The Guardian" Medeleine Bunting, dar uma nova visão e interpretação do Corão, nestes dias tão atribulados em que ser muçulmano é quase sinónimo de extremista e terrorista, mas em que a sua verdadeira essencia é justamente ser o contrário.
Recomendo a leitura atenta e sem preconceitos e ideias pré-definidas em relação à religião Muçulmana, para uma melhor compreensão de uma cultura e povos fabulosos.
O segundo, http://edge.org , é um site criado por John Brockman, agente literário de vários cientistas de todo o mundo que com este site, que funciona como uma espécie de fórum onde se divulga, debate e se contestam ideias e novos conhecimentos científicos nas mais variadas áreas, vem pôr esses mesmos cientistas e pessoas normais a colocarem questões, ideias (algumas das quais até controversas), para "agitar", interrogar e mostrar o que se passa no nosso mundo científico, desde a genética à filosofia. Este site tem temas bastante interessantes, que nos fazem pensar em tudo o que nos rodeia.
Naturalmente ambos os site estão em Inglês e já foram inseridos na secção "coisas com interesse ou não" deste vosso blog.
Boa noite
Pipas

Metro de Lisboa

Bom tenho de reconhecer, polémicas à parte, que o metro até Sta. Apolónia dá mesmo muito jeito.
Sendo eu um bom Português, como sou, vivendo numa cidade da periferia de Lisboa, os chamados "dormitórios" da linha de Sintra, é normal que sempre que vá à capital, ou seja todos os dias, tenho de deslocar-me através dos transportes públicos, nomeadamente CP e Fertagus, visto trabalhar na margem sul. Apesar disso às vezes por motivos de trabalho ou como no caso de hoje em particular, motivos de saúde, necessito de ir à baixa de Lisboa ao Terreiro do Paço ou ao Campo de Sta. Clara onde fui hoje.
Como o "velhinho" Túnel do Rossio nunca mais está arranjado, (mais uma das fabulosas obras públicas portuguesas, com os seus intermináveis atrasos e derrapagens orçamentais tal como o metro, mas isso agora não vem ao caso), o comboio da linha de Sintra não vai até à baixa, sendo por isso necessário sair em Sete Rios e apanhar o metro até à Baixa. Até aqui tudo bem, mas e depois, ter de ir até ao Campo de Sta. Clara!!! a pé ou de autocarro... Mas agora com o metro até Sta. Apolónia (finalmente, também verdade seja dita, 10 anos de obras e muita água pelo meio), tudo se tornou mais rápido e confortável, fala-se se será seguro ou não? Eu gosto de pensar que sim, apesar de toda a polémica envolvida na construção desta parte final da linha azul, vou continuar a usar este trajecto sempre que precisar, para além que para mim actualmente o metro é a forma mais rápida e económica de viajar dentro de Lisboa.
Pipas

sábado, janeiro 12, 2008

"António Sérgio"

Boas pessoal, andava eu por aqui na blogosfera a ler as últimas novidades, quando no blog da Rádio Radar, a ouvir a emissão on-line escuto uma voz que me é familiar... Era nada mais, nada menos que o "grande" António Sérgio.
O António Sérgio, é para todos que como eu (mas principalmente para a geração anterior à minha) é uma das maiores, se não a maior referência no panorama de divulgação musical. É graças a ele e aos seus programas de rádio, que antes da existência da internet, tv por cabo e satélite e todas essas formas de comunicação e informação hoje existentes e que tornam mais rápida e diversificada a divulgação dos novos conteúdos e tendências artísticas, que muita da música nova e mais alternativa era difundida em Portugal. Na época em que após o 25 de Abril de 74, com a sede de conhecimento sobre tudo o que era novo e diferente, que existia nessa altura, todo esse tipo de informação era bem vindo e assimilado e o António Sérgio contribuiu sem a menor das dúvidas para o aumento do conhecimento musical dessas gerações pós 25 de Abril.
Agora o porquê da minha admiração por ouvir o António Sérgio??
A resposta é simples, desde o aparecimento dos grandes grupos e empresas de médias, que a rádio, essa forma simples e eficaz de comunicação, deixou de ter esse espírito empreendedor, íntimo e talvez rebelde, para se tornar numa coisa que tal como as televisões, tem como seu único objectivo os lucros e as audiências, aderindo a um espírito comercial e populista, abandonando a sua real função de informação e divulgação.
O António Sérgio, tinha um programa (um dos poucos de autor e não de playlists como são agora), na rádio Comercial, chamado de "A Hora do Lobo", que passava ao fim da noite, princípio da madrugada, em que ele com a sua voz grossa mas agradável, continuava com o seu espírito de divulgação de música nova e alternativa, para grande deleite de ouvintes, que como eu ainda sentem a nostalgia da rádio. Infelizmente como esses grandes grupos e empresas se estão pura e simplesmente "marimbando" para isso, aquando da reformulação da grelha de programas e conteúdos da Rádio Comercial, a "Hora do Lobo" foi extinta e o António Sérgio despedido, um homem que tanto deu para essa mesma rádio.
Felizmente, ainda existem algumas poucas rádios que respeitam esse espírito atrás referido, como é o caso da Rádio Radar uma das poucas que continua a apostar em programas de autor e de divulgação de música alternativa, sem se preocupar com lucros e audiências. Como seria de esperar e até várias vezes por mim desejado no meu íntimo, a Radar foi buscar o António Sérgio para continuar com o seu belo trabalho de há várias décadas e tem agora um programa nessa mesma rádio que se chama "Viriato 25" também ao fim da noite, princípio da madrugada.
Naturalmente, fica desde já a minha sugestão para escutarem a "Radar" e principalmente o "Viriato 25".
Um abraço ao António Sérgio que é um "sobrevivente" e que continua fiel às suas convicções e um grande obrigado à "Radar" para não deixar cair no esquecimento o grande António Sérgio.
Abraços a todos
Pipas

quarta-feira, janeiro 09, 2008

Luiz Pacheco 2

Resolvi pôr na página principal um comentário que foi posto pelo Marco Miranda e que é uma citação do Luiz Pacheco sobre a morte e acho que é o que melhor descreve a maneira de ser dele.

"Marco Miranda disse...

Ola, é sem dúvida uma grande perda para portugal.
"ninguém vai chorar por mim, para que é que haviam de chorar? Um homem chora não é? Com toda a franqueza eu ainda fico chocado magoado, mas chorar não me é muito fácil. As pessoas tem pena quando alguém morre? Porque é que se deve ter pena de uma pessoa que está aqui, que não fala, que não sabe onde está, que se borra e mija e que já não da por isso? Isso é o que me faz impressão. Eu, por enquanto, ainda não cheiro a mijo. Mas arriscar-me a sair daqui? ""

Vá o diabo e escolha... Qual deles o melhor???

Olá, hoje venho falar-lhes de dois acontecimentos que a meu ver são os mais importantes deste dia e para já da semana toda.
Um é nacional, directa mas internacional indirectamente e o outro é apenas internacional mas de grande importância para todos nós.
Começando naturalmente pelo acontecimento nacional. Mais uma vez, o nosso "querido e adorado" primeiro ministro, o srº Engenheiro?? (será) Sócrates dá o dito por não dito, troca o nome às coisas e lá se foi o referendo... Ou seja uma das suas promessas eleitorais e cavalo de batalha durante a campanha eleitoral, enfim porque será que estas coisas já não me surpreendem?
O sr. primeiro ministro e restantes membros deste governo que nos governa(?) para ficarem bem vistos perante os grandes senhores da Europa e com medo de represálias dos mesmos, abandonou a ideia de um referendo em que todos nós cidadãos deste país poderíamos decidir se aceitávamos ou não o Tratado de Lisboa (ex Constituição Europeia) tal como fizeram a França e a Holanda e onde essa constituição chumbou.
Com medo que isso acontecesse em Portugal (até parecia mal no país que dá o nome ao tratado ser também um dos que o não aceitasse), o srº sakorzy, o srº Brown e a srª Merkel, que por acaso até são os chefes de estado dos países mais poderosos da Europa e que só têm a ganhar com a aprovação do tratado, influenciaram o nosso srº primeiro ministro (que até nem é nada engraxador) a desistir da ideia do referendo e ratificar o tratado no parlamento onde o partido dele tem a maioria absoluta e o apoio do maior partido da oposição neste assunto e conta inclusivé com o apoio do também nosso Presidente da República o srº profº dr. Cavaco Silva.
Agora pergunto eu?
Que raio de país é este que se dobra às vontades e quereres de países terceiros?
Se isto é o significado de uma Europa unida, assim dispenso.
Sim quero uma Europa unida! Mas uma Europa unida na livre circulação de pessoas, bens, na educação, na cultura, na assistencia social, etc, e em que todos os países e povos tenham liberdade de expressão e o mesmo peso na representatividade e governação da mesma. Não quero uma Europa em que apenas três países governam e os restantes têm de andar ao sabor das suas vontades e caprichos. Mas como o nosso srº primeiro ministro tem uma lábia muito grande, desculpa-se que o referendo que supostamente iria ser realizado, era sobre a Constituição Europeia, Constituição essa que foi cancelada, dando origem ao tão famoso Tratado de Lisboa, (mais uma engraxadela do nosso governo), como é um tratado e não uma constituição já não necessário referendiar. O problema é que esse tratado é um "copy/paste" da mesma. Mudou-se o nome e um ou outro ponto menor, mas o grosso e o essencial continua.
Quem é que estes srºs pensam que querem enganar? Nós somos pessoas, cidadãos deste país, merecemos respeito, não que nos tratem como analfabetos e estúpidos, cada vez tenho mais vergonha da nossa classe dirigente, que coloca à frente os interesses e a imagem deles do que os verdadeiros interesses do país e dos cidadãos.
O outro acontecimento, é a visita do srº Presidente dos E.U.A. ao médio oriente.
Como é possível este srº ser tão hipócrita?? Depois de ter causado tudo o que causou, nomeadamente a guerra do Iraque, guerra do Afeganistão, a vergonha das operações de socorro aquando do furacão Katrina no seu próprio país, os milhares de pessoas que já morreram devido às suas políticas de "cowboy" e "polícia do mundo", os escândalos com os seus "Homens fortes", tais como: Chenney, Wolfowitz, e tantos outros, as mentiras dos serviços secretos, as escutas, enfim tantas barbaridades que foram cometidas em seu nome e com a sua aprovação, vem agora ao médio oriente como se fosse um anjo salvador que em menos de nada vai resolver os problemas entre os Israelitas e Palestinianos, com o Irão, com o restante mundo àrabe...
Enfim, srº Bush não é agora num ano que lhe falta (felizmente) para terminar o mandato que vai limpar o seu nome, ponha-se em si e corrija todo o mal que fez, termine a guerra, retire os soldados, cuide do seu país que bem precisa e deixe o dos outros em paz, cada um sabe de si, não precisamos de polícias, nem de "cowboys"
Hoje já chega, já foi bem longo este "desabafo"
Abraços
Pipas


segunda-feira, janeiro 07, 2008

Último adeus Luiz Pacheco

Meus amigos, hoje é um dia muito triste para a literatura contemporânea Portuguesa.
Faleceu Luiz Pacheco...

sábado, janeiro 05, 2008

Cá estou eu...

Pois é... Eu sei há mais de seis meses que não ponho cá os pés...
Uma falta imperdoável e tanta coisa engraçada e menos engraçada se passou entretanto na minha vida, no mundo e na nossa sociedade, tantos acontecimentos que eu podia ter comentado, analisado, dado a conhecer e nada, caí no marasmo meus amigos, peço as minhas humildes desculpas... E sim, eu sei que já sou reincidente neste assunto. Mas!!!!
Novo ano, nova vida no meu caso literalmente, porque acabei em beleza o ano passado como se costuma dizer. Esta minha existência pacata e simples, foi abalada pela última coisa que eu imaginava que me ia acontecer... Apaixonei-me!!! Parece coisa de adolescente, mas é a pura das verdades e sinto-me muito bem com isto, com esta história do amor, felizmente recíproco, visto que ela também se apaixonou pela minha pessoa.
Portanto com este entusiasmo todo, é mais do que natural que volte ao nosso blogue e recomece esta minha pequena actividade em que partilho as minhas opiniões, gostos, receios e dúvidas com quem esteja interessado a ler estas minhas "baboseiras".
Vou tentar (friso tentar) vir aqui com regularidade nem que seja só para escrever uma ou duas linhas sobre algo, para não manter o blogue inactivo outra vez. Posto isto deixo uma sugestão:
Recomendo a todos que oiçam as músicas de um artista norte-americano que se chama Tom Morello.
Tom Morello é um esplêndido guitarrista e pertenceu a grupos tais como: "Rage against the machine" e os "Audioslave". Durante este ano, dedicou-se à divulgação de um projecto seu que se chama "The Nightwatchman" e é precisamente esse projecto que eu quero dar a conhecer e divulgar.
Tom Morello para além de músico é um lutador dos Direitos Humanos e a forma que ele tem de lutar é justamnete através da música e foi isso precisamente que ele fez com o "The Nightwatchman", em que usa a música e canções com letras em que denuncia o que de mal se faz e acontece na nossa sociedade, mais particularmente na dos Estados Unidos da América, sob a administração de Bush.
Recomendo a todos que escutem e se conseguirem leiam as letras das canções dele, para além deste projecto musical, fundou juntamente com Serj Tankian, vocalista dos System of a Down uma organização não governamental que se chama "Axis of Justice" que chama a atenção dos problemas e das desigualdades sociais através da música e dos artistas.
Aqui deixo o link do "axis of justice" e um video clip do "The Nightwatchman" para poderem ver e ouvir o que aqui vos disse.
Boa noite e até breve
Pipas

www.axisofjustice.org