quinta-feira, maio 19, 2011

Mário de Sá-Carneiro 121 anos


Faz hoje 121 anos que nasceu um dos maiores poetas e escritores portugueses Mário de Sá-Carneiro.
Mário de Sá-Carneiro nasceu a 19 de Maio de 1890 e ficou orfão de mãe logo cedo, sendo então criado pelos avós numa quinta em Camarate.
Desde muito muito cedo mostrou inclinação para as artes, nomeadamente para a literatura, começa a escrever ainda no liceu e tenta ser actor.
Vai para Coimbra para estudar Direito mas desiste logo no primeiro ano, entretanto conhece Fernando Pessoa e tornam-se muito amigos.
Entretanto Sá-Carneiro deixa Lisboa e decide ir para Paris estudar, aí depressa também desiste de estudar e dedica-se a uma vida de boémia e tertúlia, juntamente com o pintor Santa-Rita.
Devido ao início da I Guerra Mundia, volta a Lisboa e com Pessoa, Almada-Negreiros e outros, funda o grupo modernista português e a famosa revista Orpheu.
Regressa a Paris mas entra em depressão, que juntamente com as dificuldades monetárias que lhe impedem de fazer a vida que queria, o faz tomar a decisão de se suicídar em 26 de Abril de 1916.
Mário de Sá-Carneiro deixou-nos uma obra esplêndia, tanto em verso como em prosa, em que mostra bem a angústia e o desespero que dominaram toda a sua vida, sendo a par de Fernando Pessoa um dos maiores escritores Portugueses de sempre.

"Epígrafe"

A sala do castelo é deserta e espelhada.


Tenho medo de Mim. Quem sou? De onde cheguei?...
Aqui, tudo já foi... Em sombra estilizada,
A cor morreu --- e até o ar é uma ruína...
Vem de Outro tempo a luz que me ilumina ---
Um som opaco me dilui em Rei...

Mário de Sá-Carneiro

Sem comentários: